TRÊS TAMBORES
Ou em inglês Barrel Racing teve origem nos Estados Unidos, a prova consiste em contornar os Três Tambores colocados em um intervalo mínimo de quatro metros um do outro. O cavaleiro realizar o percurso contornando os tambores com precisão, em uma sequencia ritmada e a seguir, voltar em disparada para o local de origem. Derrubar o tambor implica em penalidade de Cinco Segundos.
REGRAS
* A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, delimitado por um equipamento de fotocélula wireless, de alta precisão, que é usado para no início e termino da prova. O derrube de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final, é permitido o toque de apoio ao tambor trazendo-o a posição correta.
* Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.
* Na prova é exigido uniforme completo: chapéu, calça, bota ou botina e camisa de manga longa com punhos abotoados.
* Para garantir a igualdade de competição, o peso mínimo das amazonas deve ser de 65 kg, incluindo manta freio e sela (equipamento completo). A pesagem deverá ser feita após a apresentação.
* É permitido qualquer tipo de equipamento para o conjunto, desde que não provoquem danos físicos. Se o juiz da prova constatar danos físicos ao animal, a competidora será desclassificada.
RAÇAS
A raça que mais se destaca nesta modalidade é o Quarto de Milha, e existem campeonatos exclusivos para esta raça. Atras do QM aparecem o Paint Horse e o Appaloosa. Mas são vistas diversas raças se rendendo aos Três Tambores como os Árabes, Crioulos e até mesmo o Mangalarga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário